A constante renovação do mercado: hábitos, tendências e necessidades que fazem negócios lucrativos prosperarem. A demanda muda, produtos e serviços ficam em alta, chamando a atenção de quem quer empreender e de quem já empreende para projetos inéditos. Mas quais são as tendências de negócios lucrativos para os próximos anos?
Eu preparei esse post especialmente para responder essa questão, abordando os diferentes segmentos vislumbrados para os próximos anos. Siga comigo na leitura!
Marketing de Afiliados
Tendência de negócios lucrativos 2020: Marketing de afiliados
Sistema pelo qual você promove a venda de serviço (consultoria, curso, assistência técnica) ou produto alheio (consórcios, peças de vestuário, utensílios de cozinha), recebendo comissão por cada compra efetivada.
É comum esse tipo de empreendimento em blogs, feito por meio dos anúncios na página: se o internauta clicar na propaganda e, a partir dali, realmente adquirir o item, o blogueiro ganha um valor sobre o pagamento realizado.
Sim, essa venda pode ser feita fora do ambiente virtual, mas a vantagem de utilizar a internet é a escalabilidade obtida na afiliação, fomentando o compartilhamento de links e atingindo um grande número de pessoas.
O investimento vale a pena porque estimula o empreendedorismo digital e pode ser feito a custo baixíssimo, existindo sites especializados nesse sistema de revenda oferecendo treinamento para você iniciar suas atividades
Consultoria
Tendência de negócios lucrativos: Consultoria
O empreendedor precisa se capacitar constantemente, estudar, aprender e entender melhor seu mercado de atuação, e acaba não percebendo sua capacidade de ensinar.
Sua expertise pode ser propagada, ensinando profissionais do seu segmento em início de carreira ou auxiliando outros clientes em processos pontuais — imagine, nesse último caso, um contador prestando serviço a uma pessoa interessada em abrir a própria empresa.
Se você é advogado, por exemplo, pode oferecer consultoria jurídica a outros colegas de profissão nos casos deles, esclarecendo dúvidas técnicas, procedimentais e os ajudando a peticionar.
Entre seus benefícios, o consultor pode atender remotamente, utilizando plataformas de áudio, vídeo e mensagem no ambiente virtual, viabilidade a custo baixo ou até gratuita.
A flexibilidade de horários também é atraente, servindo inclusive como um extra ao final do mês para quem não quer abandonar a profissão oficial.
E-commerce
Tendencia de negócios lucrativos: E-commerce
Segundo uma pesquisa elaborada pelo portal Ebit, que estuda os índices das vendas online no Brasil, só o primeiro semestre de 2016 movimentou cerca de R$ 20 bilhões, um aumento de 5,2% em relação ao ano anterior. E os números são ainda maiores para 2017.
O e-commerce é também uma ideia interessante para quem quer expandir as vendas e oferecer os produtos e serviços da loja física nessa plataforma digital. A legislação é simplificada e não há barreiras para alcançar novos públicos nesse mercado promissor.
Beleza
Tendência de negócios lucrativos: Beleza
O Brasil ocupa a 4ª posição entre os maiores mercados de beleza no mundo, perdendo apenas para Estados Unidos, China e Japão.
Além disso, o setor se mantém bem inclusive nos períodos de crise econômica, com tendência de crescimento até 2020, pelo menos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
As pessoas priorizam gastos nesse segmento, inclusive motivando os tutoriais de maquiagem e as resenhas na internet sobre o uso de produtos de beleza, fomentando negócios lucrativos no ramo.
Outro fator de evidência é a busca por maquiagens ecologicamente corretas, que agridem menos a pele e evitam o envelhecimento precoce.
Os homens também passaram a se importar mais com o assunto, sendo responsáveis por 30% das vendas nessa seara, de acordo com a ABIHPEC.
Lojas físicas ou e-commerce de perfumes e produtos para a pele, unhas e cabelos são um ótimo investimento para quem ambiciona um mercado estável e promissor.
Marketing
Tendência de negócios lucrativos: Marketing
A era digital mudou profundamente o consumo, lançando jeitos diferentes de se promoverem vendas. Os métodos tradicionais ainda são válidos, mas o apelo visual é grande em muitas plataformas virtuais diferentes.
Onde fazer propaganda? Qual tipo de abordagem utilizar? Como fazer uma arte atrativa? Investir em anúncios no YouTube, no Instagram ou pagar pela divulgação no Facebook? De onde vem seu público?
Os empreendimentos procuram cada vez mais os marketeiros, pessoas especializadas em cuidar da arte, vinculação e das plataformas da empresa na internet.
A Technorati estima em US$ 1 bilhão os gastos com marketing de influência no mundo em 2018, evidenciando a potencialidade do nicho.
Ele consiste na indicação de produtos, normalmente promovida por digital influencers nas redes sociais, pessoas que fazem de seus hábitos de consumo um lifestyle.
Alimentação saudável
Seja pela onda fitness das blogueiras, pelo crescente número de intolerantes a glúten e lactose ou simplesmente pela busca da população por saúde e uma vida mais longa, esse segmento tem ganhado destaque no mercado.
Bebidas detox, naturais, sem adição de açúcar, marmitas saudáveis para quem busca agilidade mas tem uma vida corrida, alimentos livres de agrotóxicos ou advindos de pequenos produtores com cultivo especial são algumas das possibilidades do ramo.
Segundo a agência Euromonitor, a venda desse tipo de produto no Brasil alcançou os R$ 96,3 bilhões em 2016 e apresentou crescimento médio de 12,3% naquele ano e nos quatro anteriores.
Além disso, 79% dos consumidores pesquisados em todo o mundo dizem optar por versões mais nutritivas na hora de comer, ponto fraco dos industrializados.
Plataformas Software as a Service (SaaS)
Tendência de negócios lucrativos: Software as a service
As plataformas SaaS são um modelo que há algum tempo já estão presentes no mercado, especialmente no do cotidiano de empresas. São softwares de diferentes finalidades, mas que têm em comum o fato de não serem instalados em máquinas.
Esse diferencial é o que o faz serem considerados softwares como serviço, já que o usuário paga pelo uso em vez de ter o produto instalado em máquinas. Esse tem sido um dos negócios lucrativos mais interessantes, uma vez que a relação comercial é interessante para os 2 lados.
Ao usuário, o custo é muito mais baixo do que e ele tivesse que comprar o programa. Para o desenvolvedor, melhorias e a própria oferta dos serviços é mais ampla, já que ele funciona totalmente online, sem muitas complexidades. O usuário apenas contrata o serviço e, por meio de uma senha e um login, acessa a plataforma online, de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora. São sistemas de gestão de empresas, de controle financeiro e de muitas outras categorias.
Se as dicas que eu trouxe foram interessantes, que tal compartilhar o post nas redes sociais?
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