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EMPREENDEDORISMO DIGITAL: O QUE É E COMO COMEÇAR SEU NEGÓCIO?

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por douglasvalente
em maio 11, 2020

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A forma de trabalhar está mudando numa velocidade gigantesca, e muitas pessoas que querem se dedicar ao seu próprio negócio podem se perguntar o que é Empreendedorismo Digital.

Você já pensou em empreender com comodidade ? Imagine ter seu negócio funcionando de forma automática, e ainda garantir aquele tempinho com a família. Seria um sonho, verdade ? No entanto, muitos empreendedores não sabem que isso é possível.

Para tanto, basta adotar um simples modelo de negócio:

O Empreendedorismo Digital.

Nesse artigo vamos entender um pouco mais sobre alguns pontos como:

  • O que é empreendedorismo digital?
  • Quais as principais vantagens dessa estratégia? E porque o empreendedorismo digital é a melhor opção pro seu negócio ?
  • O que é preciso para ser um empreendedor digital?

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital nada mais é do que você criar um empreendimento que funcione quase 100% online. Todo o processo de compra e divulgação precisa estar quase que inteiramente na internet.

Um empreendimento digital tem a tecnologia e a inovação como principais pilares do seu negócio e pode ser de vários tipos.

Como qualquer empreendimento, um empreendimento digital visa o lucro, afinal ninguém entra no mundo dos negócios querendo perder dinheiro. Esse nicho também utiliza formas de trabalho muito mais flexíveis quando comparados aos dos empreendimentos físicos.

Quais as principais vantagens dessa estratégia

Ao contrário de empreendimentos tradicionais no mundo offline, o empreendimento digital requer um investimento inicial muito baixo

O pontapé inicial do seu negócio digital pode começar na sala da sua casa, com você vestido com seu pijama e pantufas.

Tem custo baixo

O maior beneficio para quem pretende empreender escolhendo esse modelo é que, diferentemente de um empreendimento tradicional, não será necessário investir muito dinheiro para começar o negócio.

O fato de um empreendimento digital não precisar de uma estrutura física complexa, como local para armazenamento, escritórios, máquinas industriais e diversos funcionários, permite que os custos para manutenção sejam reduzidos, e o investimento inicial, mais baixo.

Oferece flexibilidade

Outro aspecto que chama a atenção para esse tipo de negócio é a possibilidade de trabalhar no momento mais favorável e da maneira mais conveniente.

Cada pessoa tem um horário preferido para realizar as suas atividades, assim como uma forma específica de executá-las. Entretanto, em uma empresa comum, você está restrito aos horários predefinidos, assim como aos procedimentos estabelecidos para as tarefas.

Já um negócio digital assegura flexibilidade e uma melhor qualidade de vida ao permitir conciliar a rotina pessoal e o trabalho.

Não sofre com barreiras geográficas

Em negócios tradicionais, muitas vezes o empreendedor fica restrito a negociar com clientes que residam nos arredores da empresa. No entanto, no empreendedorismo digital não há essa barreira geográfica para os negócios. Você pode vender para qualquer lugar do Brasil e, inclusive, do mundo! Com isso, é possível obter um lucro maior.

Proporciona mais oportunidades

A consequência direta de não haver barreiras geográficas é que as possibilidades são muito maiores. Além do mais, os negócios digitais não fecham as portas durante o período da noite, ou mesmo no decorrer de feriados e fins de semana. Com isso, é possível realizar vendas por um período maior de tempo.

Imagine a quantidade de pessoas que existem por aí. Agora, considere que boa parte delas têm ido à internet antes de comprar um produto, e que os próprios buscadores as direcionam para lojas em que é possível encontrar o que estão procurando.

Assim, é possível perceber como um negócio virtual, com credibilidade e bem ranqueado no Google, consegue atrair mais clientes do que uma empresa física pode suportar.

Mas, o que é preciso para ser um empreendedor digital?

Ao decidir empreender pela internet, é fundamental ser muito curioso, isto é, sair em busca de todas as informações necessárias para se tornar um especialista no assunto. Afinal, só assim é possível oferecer algo relevante para a audiência.

Além disso, é preciso ter uma imensa vontade de ajudar as pessoas e resolver seus problemas. Também é essencial gostar de produzir conteúdo e, é claro, sentir-se à vontade com a internet e seu funcionamento.

Quais são os passos para começar?

Escolha um nicho de mercado

Primeiramente, é necessário avaliar o mercado e tentar identificar carências. Todo mercado é amplo e se organiza em segmentos com particularidades e necessidades mais específicas. Assim, é possível que você observe que um determinado serviço não lhe atende da maneira esperada, isto é, que precisa ser melhorado. E é exatamente aí que reside uma oportunidade.

Para facilitar a escolha, você deve listar as habilidades, interesses, assuntos e atividades que domina. Nesse sentido, é importante priorizar as tarefas que você gosta, desse modo, será mais fácil e prazeroso trabalhar. Também é fundamental acompanhar as tendências do mercado e oferecer uma solução certeira para o público que escolhido.

Crie um canal com o cliente

Após determinar um público, você deve selecionar um meio para entrar em contato com ele. Você pode criar um site ou um blog, fazer vídeos para o YouTube, elaborar cursos online ou construir uma loja virtual, por exemplo. O importante é optar pela ferramenta que tenha mais a ver com você e seu cliente.

Vale ressaltar que, ao optar por um blog ou site, é fundamental comprar um domínio, pois isso permite a criação de uma marca exclusiva e evita problemas no futuro.

Conquiste audiência

O passo seguinte é produzir conteúdo relevante, pois assim é possível atrair e conquistar audiência para os seus canais de comunicação. Para isso, você pode contar com o marketing de conteúdo e, assim, assegurar um melhor ranqueamento e mais visibilidade para a sua página.

Essa estratégia consiste em produzir materiais que instruam e esclareçam as dúvidas da sua audiência. Dessa forma, seu negócio ganha credibilidade, e o tráfego do seu canal aumenta, colocando sua página nas primeiras posições do Google.

Uma melhor colocação nos buscadores permite que você seja encontrado mais facilmente por membros do nicho de mercado escolhido. Com isso, você pode obter mais visitas e, consequentemente, um maior número de vendas.

Divulgue seu negócio

De nada adianta realizar as ações anteriores, como escolher um nicho, desenvolver um produto e criar uma página na internet, se as pessoas não sabem da sua existência.

Bons conteúdos podem trazer uma grande visibilidade, contudo, no início, não é fácil conseguir muita audiência. No entanto, existem alternativas para contornar esse problema! Você pode divulgar o seu negócio nas redes sociais ou até mesmo utilizar os anúncios pagos no Google Ads e Facebook Ads para isso. Assim, é possível assegurar que seu empreendimento será visto pelo público e se tornará conhecido.

Ao empreender, é comum se sentir preso às obrigações e não ter tempo para muitas coisas — essa é a realidade da maioria dos empresários. Entretanto, após considerar esses pontos, você será capaz de perceber como o empreendedorismo digital pode oferecer melhor qualidade de vida, maior flexibilidade e, além de tudo, levar o seu negócio para um novo nível. E o melhor: sem a necessidade de um grande investimento.

E então, este post esclareceu o tema empreendedorismo digital? Restou alguma dúvida? Se sim, não perca tempo e deixe um comentário no post. Ficarei feliz em ajudar você!

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2 Comentários

  • EDUARDO ARANTES disse:

    Já comecei e que pena que nao comecei antes

    1. É isso, vamos com tudo

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